domingo, 3 de novembro de 2013

A Física e o Amor.


"Ouvi dizer que existe uma qualidade dos átomos que os físicos quânticos chamam de entanglement. A tradução não me ocorre agora, mas é algo como entrelaçamento. Não sei explicar com detalhes, mas, em resumo, se dois átomos iguais ou da mesma origem são separados, o efeito que se provocar em um deles é imediatamente sentido pelo outro, não importa a distância entre eles.
Eu pensava nisso ontem e hoje, mergulhado no mar geladíssimo, imaginando que não importava em que praia você estivesse, pois o mar nos unia: que você sentisse o mesmo prazer que eu sentia me bastava.
Então, apoiado na física – que parece saber mais sobre o amor do que toda a psicologia – concluí que nem era preciso que você estivesse no mar: eu mesmo levaria o mar até você, de tal modo nos sinto entrelaçados.
Finalmente, conjecturei que talvez tudo entre nós seja muito mais simples e irremediável: somos feitos dos átomos da mesma estrela que explodiu há milhões de anos e se espalhou por aí, mutável e eterna…"

2 comentários:

  1. Oi, Elize: Na verdade, esse texto é meu, como vc pode conferir neste link:
    http://www.cafeimpresso.com.br/blog/2009/02/01/a-fisica-e-o-amor/

    Um abraço,
    Antonio Caetano

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonio Caetano, os devidos créditos já foram dados ao seu lindo trabalho. Parabéns pelo texto!

    Beijos.
    Elize Parenko

    ResponderExcluir